• Aparelho do ronco instalado em boca
  • Aparelho do Ronco
  • Aparelho do ronco em uma vista lateral 008
  • Aparelho do ronco

Apnéia do Sono é a obstrução total das vias aéreas, por vários momentos durante à noite, causada pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos. E o Ronco é a vibração dos tecidos da garganta, gerado pela obstrução parcial das vias aéreas.

O que é a apnéia do sono?

A apnéia é caracterizada por uma parada da respiração durante o sono. Decorre da diminuição ou fechamento das vias aéreas superiores que acabam por obstruir a passagem do ar.Já a apnéia do sono é a obstrução total das vias aéreas por um tempo maior que 10 segundos (vejam as figuras). Sem oxigênio, o cérebro ordena que o corpo acorde. Quando soa o alerta para despertar, a pessoa é acometida por um grande susto e um profundo suspiro. Isso pode se repetir várias vezes durante uma mesma noite. A apnéia é considerada leve quando ocorre em até 5 vezes em uma única hora de sono e grave quando ocorre mais que 30 vezes em uma única hora de sono.

Quais os sintomas da apnéia?

Roncar alto, sono inquieto, crises de asfixia, acordar cansado, com a boca seca ou dor de cabeça, sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, indisposição física psicológica e irritabilidade, são sintomas comuns da Apnéia Obstrutiva do Sono.

O que é o ronco?

O ronco é a obstrução parcial da vias áereas. Essa obstrução promove a vibração das estruturas moles da garganta, provocando o característico som do ronco.

Quais os tipos de tratamentos existentes ?

Os tratamentos, nestes casos, podem ser cirúrgicos e conservadores. Entre os conservadores estão indicados APARELHOS BUCAIS. Seu mecanismo consiste em abrir ou ampliar o espaço das vias aéreas superiores através de uma modificação do posicionamento da mandíbula durante o sono do indivíduo. Essa modalidade tem apresentado ótimos resultados e entre outras vantagens apresenta custo baixo e simplicidade do uso.

O que pode ocorrer caso não tratada?

Durante a apnéia ocorrem alterações nas taxas de oxigênio no sangue e aumento da pressão arterial. -Quando a mesma ocorre acima de 30 eventos por hora é considerada uma condição severa. O indivíduo apresenta hipertensão e/ou arritimias em 50% dos casos, redução da libido e até hipotência sexual total em 20 a 40% dos casos e, de 11 a 13% podem ir a óbito de 5 a 10 anos, quando não tratados.

Como devo proceder para fazer o aparelho do ronco?

Em primeiro lugar é preciso marcar uma consulta de avaliação com um dos especialistas da Odontolológica Odontologia Estética, em Florianopolis, onde veremos as condições para a colocação do aparelho do ronco. Nesta consulta será avaliado a necessidade de exames complementares:  polissonografia, radiografias ou avaliação com o médico do sono ou otorrinolaringologista. Também será avaliada a condição dentária onde verificamos possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho. Após está consulta que iremos então dar início à confecção do aparelho.

O uso do aparelho “cura” o ronco e a apnéia?

Não,o aparelho não produz nenhuma mudança física no paciente, resolvendo o problema apenas enquanto estiver sendo usado, é mais ou menos como os óculos, que corrigem a visão mas não modificam o olho.